Ambientes Estratégicos

A tomada de decisões, em qualquer âmbito dentro da empresa, devem ser orientadas por análises contextuais do ambiente ao qual estão inseridas, por exemplo, a demissão de funcionários para contenção de despesas. Nesse exemplo, cabe a análise do rendimento de setores e funcionários, a previsão de crescimento de mercado, legislação e contratos vigentes, entre outros.



Basicamente, são quatro os ambientes que influenciam as organizações diretamente; Ambiente Organizacional, Microambiente, Macroambiente e Ambiente Global.

O Ambiente Organizacional diz respeito à própria empresa, onde, tem-se um controle quase que total sobre suas variáveis. Algumas dessas variáveis são: recursos humanos e financeiros, produção, tecnologia da informação, pesquisa e desenvolvimento e a localização.

O Microambiente é composto pelos fornecedores de insumos, clientes, concorrentes (vale ressaltar que concorrente não é apenas aquele estabelecimento que oferece os mesmos produtos que os da sua empresa, mas, qualquer empresa com a qual o cliente compare com a sua), intermediários que facilitam os negócios com fornecedores e clientes, entidades públicas e privadas que são formadoras de opinião, por exemplo, as associações e organizações não governamentais (Procon, Conar, etc). No Microambiente o controle de suas variáveis começa a ter um grau menor e às vezes até nulo por parte da organização.

A tecnologia, sociedade, economia, política e cultura são partes fundamentais, porém não únicas, do Macroambiente. Essas Variáveis são muito pouco controláveis pelas organizações e mudanças em alguma delas podem provocar mudanças em toda a cadeia. O Viagra, que está inserido na variável tecnológica, desencadeou grandes mudanças sociais com a maior atividade dos idosos, mudanças econômicas com novos hábitos de consumo, e também, mudanças políticas de ordem previdenciária.

A relação entre nações e suas peculiaridades constituem o Ambiente Global caracterizado atualmente pela crescente queda de fronteiras sociais, tecnológicas, culturais, comerciais, econômicas e políticas. A velocidade da informação, o surgimento de empresas transnacionais e a parceria entre Estados contribuem para aceleradas mudanças nesse ambiente.

Cada ambiente listado tem um grau de relevância diferente diante de cada nova situação apresentada no cotidiano das empresas. Uma boa análise desses ambientes é o primeiro passo para tomada de decisões que gerem ótimos resultados.

Ferramentas de Anásile: Matriz SWOT

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