Vida de Inseto, uma pequena análise organizacional

Vida de Inseto (A Bug’s Life) é uma animação infantil aparentemente ingênua, mas, ao longo da trama, nos deparamos com inúmeras situações do mundo dos negócios.

Ao fazer uma analise critica do filme pelo âmbito organizacional, observamos as formigas seguindo sempre um padrão rígido de trabalho, típico de organizações mecânicas. Em situações imprevistas, os pequenos insetos, não sabem contorná-las por possuírem papeis determinados e específicos.

Flik, a formiga protagonista, tem espírito inovador e sempre apresenta maneiras criativas de melhorar a produção de alimentos do formigueiro. A cultura do formigueiro era de resistência às mudanças, pois, tinham medo de arriscar em algo novo, levando as engenhosas idéias de Flik a serem descartadas.

Em um determinando momento do filme, Flik põe o formigueiro em perigo ao comprometer os alimentos destinados aos temidos gafanhotos. Se vendo em um ambiente instável, a formiguinha foi obrigada a buscar ajuda e conseguiu recrutar alguns insetos de circo que foram confundidos com guerreiros. Ao inserir esses personagens no formigueiro, mudanças orgânicas foram acontecendo, novas atitudes foram sendo tomadas, novos processos estabelecidos e os integrantes da comunidade foram assumindo papéis ligados às suas competências. Características típicas de organizações orgânicas.

Ao se depararem com situações novas e adversas, as formigas conseguiam superá-las com maior rapidez, pois sua capacidade de criar novas estratégias estava mais fluida e a cada momento aprendiam com seus erros.

Realmente é um filme muito interessante para uma análise organizacional. É contemporâneo ao que vemos hoje em um mercado sofrido de crise e também muito engraçado.

“Lentidão para mudar normalmente significa medo do novo.” Philip Crosby.

Assistam ao trailer


0 comentários: