Matriz SWOT

Uma das ferramentas mais utilizadas na gestão estratégica é a Matriz Swot. SWOT é uma sigla que significa Strenghts (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) and Threats (ameaças).

A análise da matriz swot, trata-se de relacionar as oportunidades e ameaças presentes no ambiente externo com as forças e fraquezas identificadas no ambiente interno da organização. Inúmeros fatores devem ser levados em consideração. Vamos dar como exemplo uma nova fábrica de doces que vai se instalar em nossa cidade. Observem a matriz swot na imagem a seguir (clique aqui para ampliar a imagem).


Após a avaliação dos itens relevantes (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) para a análise da empresa, pode-se analisar a inter-relação entre elas estabelecendo-se quatro zonas: Capacidade Ofensiva, Capacidade Defensiva, Debilidades e Vulnerabilidades.

Após a análise, fica claro como as tendências derivadas do ambiente externo podem se relacionar com as internas da organização. A partir daí, pode-se arquitetar estratégias para ação em cada um dos campos relacionados.

Normalmente as organizações tomam decisões ligadas às quatro zonas mencionadas, minimizando, assim, riscos maiores.

Ferramentas de Anásile: Teoria da Contingência

0 comentários: