Assertividade!?!?!?

"Seja duro com os problemas e brando com as pessoas". Mas, o que fazer quando seu problema é uma pessoa? Assertividade é a resposta. Assista ao vídeo.

Mas, o que é assertividade afinal? Pelo que vimos no vídeo você pode estar pensando que deve estar ligado à acertar as pessoas com pancadas ou golpes marciais. Não, não é bem assim. O vídeo foi posto apenas para provocar uma discussão a respeito do assunto e do que vemos no meio organizacional claro, de maneira exagerada. Assertividade é se comunicar e agir de forma sincera, sem constrangimento, temor ou agressividade. É ser objetivo e afirmativo, não deixando dúvidas sobre nossos pensamentos ou sentimentos, porém, sem agredir ou provocar incômodo excessivo ao próximo. Assim, a postura assertiva "é uma virtude, pois se mantém no justo meio-termo entre dois extremos inadequados, um por excesso (agressão), outro por falta (submissão)"

Profissionalmente, pessoas assertivas são cada vez mais valorizadas, principalmente num ambiente de mudanças constantes, que exige ações claras e focadas nos resultados almejados e que considera importante a captação de parcerias. A técnica assertiva tenta provocar mudanças transformando um comportamento inerte ou hostil para um comportamento equilibrado e honesto, adaptado a todos os tipos de personalidade.

Na grande maioria dos casos, uma pessoa assertiva é também um líder, visto que, liderança nada mais é que influenciar, dar atenção e negociar. Pessoas assertivas ganham espaço oferecendo ao outro a oportunidade da coorperação, não estabelece censuras e estimula a comunicação bilateral.

A assertividade exige o fortalecimento e o desenvolvimento de alguns fatores básicos. Eles são indispensáveis para desenvolver uma comunicação em que você se impõe sem se submeter ou agredir ao outro.

1 AUTO ESTIMA: "origina-se da imagem que você tem de si mesmo. É a sua reputação vista por seus próprios olhos. É o que você pensa e sente sobre si mesmo. A qualidade da auto-estima depende de você. Depende a aceitação, da confiança e do respeito que você tem por si mesmo".
2 DETERMINAÇÃO: "é uma energia que faz você ter coragem para ir em frente e não desistir perante os obstáculos. É ter foco e clareza sobre onde quer chegar".
3 EMPATIA: "é colocar-se no lugar do outro mentalmente e sentir o que o outro está sentindo numa determinada situação. Somente pessoas maduras conseguem estabelecer empatia".
4 ADAPTABILIDADE: "é adequar seu estilo de comunicação e entrar em sintonia com seu interlocutor, seja uma criança, seja um idoso, tenha nível cultural alto ou baixo".
5 AUTOCONTROLE: "é assumir que o ser humano é bastante emocional e usar da racionalidade para gerenciar as emoções, não perdendo o controle das situações".
6 TOLERÂNCIA À FRUSTRAÇÃO: "é aceitar que não podemos só ouvir sins, pois exitem os nãos que são pertinentes e justos. Isto significa aceitar a diversidade humana".
7 SOCIABILIDADE: "é gostar de estar com pessoas, é se preocupar com o bem-estar do outro assim como o seu próprio. É tratar as pessoas com naturalidade e sem idéias preconcebidas".

A acertividade não é aprendida em um simples "post" de um blog ou em um curso, por mais que ele seja renomado. Saiba reconhecer seus erros e a partir daí, tentar desenvolver as habilidades inerentes à assertividade. Só assim, vivendo situações reais do dia-a-dia e modificando aos poucos nosso comportamento, conseguiremos ser líderes assertivos.


0 comentários: