O plano de negócio ou Business Plan é o melhor instrumento para traçar um retrato do mercado, do produto e das atividades do empreendedor.
Desenvolver com praticidade um plano de negócio é um sinal de maturidade e planejamento. Serve para orientar o empreendedor a iniciar uma atividade econômica ou expandir o seu negócio numa tomada de decisões estratégica que minimize os riscos já identificados.
Não se trata de alguma receita de bolo e não garante sucesso empresarial, mas, seguramente, diminui, e muito, os riscos de fracasso ou insucesso.
Na elaboração do plano de negócio, existem algumas diretrizes básicas para obter o sucesso pretendido: deve ser o mais conciso possível, sem comprometer o seu conteúdo e sem omitir detalhes importantes; abranger todos os pontos importantes do negócio; se concentrar na primeira etapa do desenvolvimento do negócio, isto é, definir prioridades; conter informações consistentes; consultar técnicos da área; conter projeções realísticas, isto é, evitar o erro comum de projetar as vendas com base na capacidade produtiva do negócio; deve ser baseado na avaliação do mercado. Sua produção se for o caso, deve ser projetada com base na previsão de vendas, e nunca o contrário; mostrar a capacidade empreendedora, a experiência e o conhecimento dos sócios e o comprometimento financeiro exigido pelo negócio.
Convém não esquecer que a premissa básica de qualquer plano é o correto estabelecimento de metas específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com horizontes temporais definidos. Daí a probabilidade de sucesso do negócio é bastante grande.
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