“O Planejamento é a mais relevante e cerebral atividade do homem. A capacidade de planejar torna o homem único no reino animal”. Jack Bologna
Estratégia empresarial está diretamente ligada ao planejamento de onde a organização se encontra para onde ela deseja estar.
O planejamento estratégico deve se apoiar em, pelo menos, quatro pilares básicos; finanças, marketing, produção e recursos humanos. Apoiar-se sobre apenas um ou outro demanda gastos extras de energia e torna os objetivos da organização mais difíceis de serem alcançados.
O desdobramento da estratégia tem início na alta cúpula da empresa (presidência e diretorias). Definida a estratégia global, passamos para o nível gerencial que tem um papel tático, definindo ações mais específicas para serem postas em prática pelo próximo e último nível da cadeia, o operacional. O nível operacional é o executante que, literalmente, põe a mão na massa.
O processo do planejamento estratégico é um ciclo PDCA constante. Inicialmente se analisa o ambiente externo e interno a empresa e se elabora os objetivos e ações a serem tomadas. Após essa fase, implementam-se as ações e, ao longo do tempo, mede-se a eficiência e a efetividade destas. Caso necessário, medidas de retificação e revisão do plano são tomadas. E assim segue um novo ciclo.
0 comentários:
Postar um comentário