Administrar, o ato de decidir

A todo momento decisões são tomadas em nosso cotidiano.

Decidir implica em mudar situações para a melhor, para a pior ou manté-las inertes. Segundo Simon, administrar é essencialmente tomar decisões. Drucker complementa dizendo que tomar decisões é a tarefa especifica da gerência. É o que acontece a todo o momento conosco, administradores, que somos levados a tomar decisões alterando ou não o seu sistema organizacional.

Mudanças tecnológicas, demográficas e políticas, por exemplo, tendem a forçar mudanças organizacionais. O que nos leva a perceber que o ambiente externo no qual a organização está inserida influencia nas decisões da mesma.

Como tomar decisões diante de tantas mudanças? Analisar o comportamento dos cenários básicos: economia, tecnologia, mercado e produtos, sociedade e política, meio ambiente, capital interno e a força de trabalho é o primeiro passo. A partir daí, planejar e reformular os sistémas e métodos de atuação da empresa.

Quando se fala em modelar sistemas, é importante compreender o processo decisório enquanto um processo humano, complexo, envolto em variáveis de natureza diversas as quais se inter-relacionam de formas completamente diferentes dependendo do contexto.

Portanto, como administradores, desejosos em modelar os sistemas organizacionais, temos a “liberdade” limitada pelas influências do ambiente. Perceber quais princípios norteiam esta construção e quais crenças estão por trás destes princípios é uma tarefa que sempre deve ser privilegiada.

Saiba mais: Contribuições de Simon às Teorias organizacionais

4 comentários:

Héber Sales disse...

O link para Simon não está funcionando... Gostei do texto, e ele me lembrou uma questão: o futuro é previsível ou é criado? Sugiro comentarem em uma próxima postagem. É um assunto muito interessante.
Abraços!

Gestão Plugada disse...

Quanto ao link quebrado, já demos um jeito e, para complementá-lo, adicionamos um link para um artigo a respeito das contribuições de Simon para as organizações.

Quanto a sugestão, ela será tema de um post em breve. Já estavamos pensando nessa idéia monstrando algumas ferramentas de análise de cenários.

Sisi disse...

Achei esse blog muito interessante! È bom que surgam blogs assim interativos e possam realmente trazer noticias, trazer a nossa realidade em forma de informaçoes.

Muito bom! Nota: 9,9999999...

Gestão Plugada disse...

Como Peter Ducker costumava dizer: você não pode prever o futuro, mas pode criá-lo.O futuro, principalmente das organizações, está cada vez mais imprevisível no cenário que estamos vivenciando.O Presidente Obama em seu primeiro discurso disse: se o mundo mundou precisamos mudar com ele.É hora de criar e fazer acontecer, seja na nossa vida,nas organizações(como administradores) e no mundo.